Como usar as hashtags corretamente

Você provavelmente já viu o símbolo # nas redes sociais, antes chamado de cerquilha ou jogo da velha, agora, popularmente conhecido como hashtag, graças a popularidade do Twitter, onde nasceu. Este foi o primeiro uso das hashtags da forma como conhecemos hoje: O símbolo # (hash) e a junção de palavras sem espaço (tag). Quem sugeriu o seu uso foi o Cris Messina. Veja abaixo:

Tweet do Chris Messina sobre hashtags

Hoje em dia elas são utilizadas para aumentar a visibilidade das publicações nas redes sociais, potencializando, assim, ainda mais os resultados. O uso correto delas é muito importante, pois elas servem como um mecanismo de busca, quando alguém procura pelo termo marcado. Além disso, ajudam a categorizar postagens.

Apesar de estar em todas as redes sociais, em cada uma delas, é usada com uma finalidade. No Instagram, por exemplo, usamos para criar comunidades sobre o tema, já no Twitter, elas são usada para categorizar um post.

Mas será que você sabe como usá-las corretamente?

Tipos de hashtags

Para saber como usá-las, primeiro é preciso saber que existem tipo diferentes e é sempre bom que em seu post tenha uma de cada tipo.

Use hashtags específicas

Essas falam diretamente com a audiência. São hasgtags que são imediatamente associadas ao conteúdo do post.

Que elas sejam únicas

Aqui você pode criar sua própria hashtag e começar uma comunidade.

Elas devem ser relevantes

Eu vejo muitas pessoas colocando hashtags que não tem nada a ver com o seu nicho, apenas porque elas são populares. Certamente, esta prática vai trazer mais audiência, mas será que qualificada? Entenda que se você faz isso está categorizando o seu conteúdo dentro de uma busca que pode não fazer sentido. Use sempre aquelas apropriadas para o seu negócio, ou seja, nada de span.

E também impactante

O fato de estar dentro do seu nicho não quer dizer que ela não possa ser impactante. Busque pelas trending hashtags, elas são usadas por muitos usuários ao mesmo tempo, assim tem mais visibilidade e relevância.

Que sejam curtas

Evite usar todo o seu conteúdo dentro de uma hashtag. Nada de #colocarumafraseinteiranahashtag, pois dificulta a leitura e provavelmente ninguém vai pesquisar por ela assim, além de perder muito espaço, principalmente no twitter.

Hashtags moderadas

Não saia colocando todas as hashtags do mundo em seu post. Use no máximo 10.

Não faça isso:

  • #Não #Separe #Frases!
  • #nãocoloqueumafraseinteiraemumahashtag
  • Não use hasgtags com ortografia errada
  • Evite usar a mesma hashtag o tempo todo
  • Não use conteúdo impróprio
  • Nada de conteudo enganoso

Importante você saber:

  • Tweets com hashtag geram mais engajamento.
  • Muitas hashtags no instagram diminuem o engajamento.
  • No facebook mais de 2 hashtags podem diminuir o engajamento
  • Mais de 10 hashtgs no instagram pode levar sua postagem a ser considerada spam.
  • Muitas hashtags e também hasgtags muito genericas no Pinterest podem fazer você perder o engajamento.
  • Mais de 15 hashtags no Youtube pode fazer o seu video ser removido.
  • Use-as também em stories, mas não exagere. (Aproveite e veja este post de como fazer stories incríveis)

Tá, mas como usar na minha estratégia?

Vamos lá, agora que você já sabe o que é, e o que pode e não pode fazer, mas como aplicar esse conhecimento na sua estratégia? Essa não é uma regra geral, mas é a forma como eu defino as minhas. Veja:

  • Sempre busque hashtags que são importantes para o seu meio.
  • Tente seguir as tendências, mas sem exagerar.
  • Crie sua própria hashtag.
  • Faça um planejamento de hashtags por post.
  • Agora determine um número fixo por post.
  • Faça suas hashtags serem replicadas pela sua comunidade.

Então, agora que você já saber como usar, vai aplicar em sua estratégia? 😃

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